Lar PRF PRF realiza maior apreensão de madeira ilegal do país em operação no Sertão de Pernambuco
PRF

PRF realiza maior apreensão de madeira ilegal do país em operação no Sertão de Pernambuco

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou a maior apreensão de madeira ilegal do Brasil durante a operação Rotas da Madeira, realizada entre os dias 17 e 31 de agosto no Sertão de Pernambuco. Ao todo, foram apreendidos 2.043 m³ de madeira clandestina, configurando um marco histórico no combate a crimes ambientais.

Segundo a PRF, as irregularidades constatadas invalidam a licença ambiental apresentada pelos transportadores e caracterizam o crime de vender, manter em depósito, transportar ou guardar madeira sem autorização válida. A pena prevista é de seis meses a um ano de detenção, além de multa. Durante a ação, foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).

Operação integrada

A operação contou com a participação de equipes da PRF de Pernambuco, Brasília, Piauí e Maranhão, além de agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). Também apoiaram as ações o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

A iniciativa ganha ainda mais relevância por ocorrer meses antes da COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro, em Belém (PA).

Impacto ambiental e econômico

O comércio ilegal de madeira ameaça diretamente as áreas nativas da Amazônia Legal. A extração fraudulenta destrói ecossistemas e ainda provoca desequilíbrio no mercado, já que o produto clandestino é vendido por preços bem abaixo dos praticados por empresas regularizadas.

Em 2024, a PRF apreendeu 36.547 m³ de madeira clandestina no Brasil. Este ano, até agosto, já são 19.173 m³, com tendência de crescimento. Em Pernambuco, os números também impressionam: em 2023, foram 1.294 m³ recolhidos; em 2025, já são 2.982 m³ retirados de circulação.

A madeira apreendida é encaminhada a órgãos ambientais e posteriormente doada a instituições beneficentes, entidades de ensino e centros de pesquisa.

Combate integrado: Plano AMAS

As ações de combate ao comércio ilegal de madeira estão alinhadas ao Plano AMAS (Amazônia: Segurança e Soberania), lançado pelo governo federal em julho de 2023. O programa busca frear o desmatamento e crimes ambientais na Amazônia Legal, fortalecendo a integração entre órgãos de segurança, fiscalização e inteligência.

Com apoio do Fundo Amazônia, o plano utiliza tecnologias como imagens de satélite e o Projeto Ouro Alvo, voltado para rastrear a origem do ouro extraído de forma ilegal. Além de proteger o meio ambiente, a iniciativa reforça a soberania nacional sobre os recursos naturais.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais do Buenos Notícias:

Motorista perde controle e colide em poste na BR-408, em Paudalho

Por volta das 7h50 deste sábado (19), a Polícia Rodoviária Federal (PRF)...

Mulher fica ferida após ser atropelada na BR-408, em Paudalho

Um atropelamento foi registrado por volta das 19h deste sábado (18), no...

Mulher fica ferida após ser atropelada por motocicleta na BR-408, em Paudalho

Na noite deste sábado (11), por volta das 21h10, uma mulher ficou...

Identificados casal vítima de acidente na BR-408; Marcela Roberta será sepultada em Paulista

Um trágico acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (7), no Km 59,7...