A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) encerrou, nesta semana, as atividades de um criadouro irregular de suínos e caprinos no distrito de Chã de Sapé, em Itaquitinga, na Mata Norte de Pernambuco. A ação foi realizada após denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
No local, além da criação ilegal de animais, foram encontrados indícios de abate clandestino de bovinos e suspeita de funcionamento de um curtume. Durante a primeira vistoria, no início de setembro, a Unidade de Fiscalização de Atividades Poluidoras (UFAP) intimou os responsáveis a suspender as atividades e demolir as instalações em até cinco dias úteis.
Na ocasião, foram identificados cerca de 30 animais — 20 suínos e 10 caprinos — além de quatro trabalhadores em condições insalubres. Em nova fiscalização, a CPRH constatou que os animais haviam sido vendidos, as estruturas demolidas e o curtume desativado.
A operação contou com apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), da Vigilância Sanitária Municipal, da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Obras de Itaquitinga.
De acordo com o diretor de Fiscalização Ambiental da CPRH, Maviael Torchia, a ação reforça a importância da integração entre órgãos e comunidade. Já a servidora Jennifer Belarmino alertou que empreendimentos sem licenciamento causam sérios danos ambientais e riscos à saúde pública, principalmente pelo descarte inadequado de resíduos e pela prática do abate clandestino.









Deixe um comentário