quarta-feira , 4 fevereiro 2026
Lar Opinião Coluna política: Perguntar não ofende!
OpiniãoPolítica

Coluna política: Perguntar não ofende!

Por Bruno Oliveira

Buenos Aires segue o retrato da política nacional: quando se trata de eleições estaduais e presidenciais, o eleitorado se divide, os votos se fragmentam e as análises ficam cada vez mais complexas. Afinal, estamos diante de uma eleição com muitos nomes, partidos e projetos diferentes, que testam a fidelidade e a memória política de cada reduto.

No cenário estadual, alguns nomes já circulam pelas bases políticas da cidade. Henrique Filho (PP), herdeiro político do atual prefeito e com dois mandatos na Assembleia Legislativa, é presença praticamente certa. Do outro lado, Antônio Moraes (PP) aparece com o respaldo da oposição local, sendo um deputado calejado na ALEPE. Já Sileno Guedes, presidente estadual do PSB, também entra no jogo, assim como Fábio Bernardino, secretário executivo do Recife e vice-presidente nacional do AGIR, esposo da candidata a vereadora Lúcia, que reforça sua presença no município. Nesse tabuleiro, não se pode esquecer os candidatos ligados ao lulismo, ao bolsonarismo ou à bancada cristã, forças que sempre buscam espaço em cidades estratégicas.

Na disputa federal, os nomes também se multiplicam. Marcelo Gouveia, ex-prefeito de Paudalho e atual presidente da AMUPE e do Podemos em Pernambuco, aparece como aposta da oposição, com Flávio de Deda e aliados articulando seu palanque. Já Guiga, ex-prefeito de Vicência, surge como um dos nomes fortes ligados à governadora Raquel Lyra. Outro que entra na briga é Gabriel Porto, presidente estadual do PSDB e filho do presidente da ALEPE, Álvaro Porto, que conta com o apoio do ex-prefeito Fabinho Queiroz em Buenos Aires.

Do lado do PSB, Pedro Campos busca consolidar sua reeleição com o apoio local do ex-vereador Tito da Farmácia. E ainda há Lula da Fonte, filho de Eduardo da Fonte, que também tenta se manter em Brasília, apoiado pelo prefeito Henrique Queiroz — em um movimento que pode se conectar à possível candidatura de Eduardo ao Senado.

Uma disputa que mistura tradição política, heranças familiares e novas apostas partidárias. Perguntar não ofende: quem, afinal, vai conquistar o voto do eleitorado buenosairense em meio a tantos nomes e projetos?

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais do Buenos Notícias:

Festa da Padroeira: entre o palco e o altar

Por Bruno Oliveira Além de cidadão, sou cristão católico. E talvez seja...

Prefeito Henrique Queiroz vai à Câmara, agradece base aliada e reforça união do grupo para 2026

Durante sua fala, Henrique destacou que o grupo segue firme, forte e...

Câmara de Buenos Aires alcança 82,17% no Radar da Transparência Pública 2025

A Câmara Municipal de Buenos Aires conquistou um resultado expressivo no Radar...

Câmara de Buenos Aires discute PPA e LOA; emenda é rejeitada e projeto é aprovado

A sessão realizada nesta quinta-feira (05), na Câmara Municipal de Buenos Aires-PE,...