Com o objetivo de reforçar a prevenção e detectar possíveis queimadas irregulares em áreas de cultivo de cana-de-açúcar, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizou, nesta terça (7) e quarta-feira (8), visitas de orientação a empreendimentos do setor sucroalcooleiro localizados na Região Metropolitana e nas Zonas da Mata Norte e Sul.
A ação, desenvolvida pela Diretoria de Fiscalização Ambiental (DFAM) da CPRH, contou com a parceria da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e teve como foco o controle de queimadas em áreas próximas às linhas de transmissão de energia elétrica — prática que pode causar desligamentos e interrupções no fornecimento de energia para milhares de pessoas.
Durante os dois dias de fiscalização e orientação, as equipes estiveram nas usinas São José (Igarassu), Petribu (Lagoa de Itaenga), Álcool Química J.B. (Vitória de Santo Antão) e União e Indústria (Primavera). A iniciativa faz parte de uma campanha voltada aos fornecedores de cana, alertando sobre os prejuízos que incêndios e queimadas podem gerar para a população e o setor produtivo.
Segundo o analista em gestão ambiental da CPRH, Weidson Silveira, o trabalho busca “conscientizar sobre a obrigatoriedade de evitar queimadas próximas às instalações elétricas, além de incentivar o manejo adequado da vegetação e a preparação das faixas de risco para reduzir a possibilidade de incêndios”. Ele reforçou que o fogo pode causar sérios danos às estruturas metálicas e cabos condutores, enquanto a fumaça e a fuligem podem provocar curtos-circuitos nas redes de transmissão.
Para regular o processo de queima da palha da cana-de-açúcar, a CPRH disponibiliza em seu portal (www2.cprh.pe.gov.br) o serviço de Autorização da Queima Controlada. O procedimento é totalmente on-line e obrigatório. Queimadas realizadas sem o documento são consideradas ilegais. No site também estão disponíveis a Instrução Normativa 08/2014, que lista os documentos exigidos, e o Manual do Usuário, que pode ser consultado neste link.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (81) 3182-8856.









Deixe um comentário