A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta terça-feira (05), a 43ª Operação de Repressão Qualificada do ano, batizada de “Caminho do Norte”, com ações em diversos municípios do estado, inclusive no município de Buenos Aires, na Mata Norte, que foi um dos alvos da força-tarefa policial.
Coordenada pela Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), sob a presidência da delegada Bruno de Ugalde, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DPRFV), a operação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa interestadual envolvida com crimes como roubo, receptação, lavagem de dinheiro, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e tráfico de drogas.
A cidade de Buenos Aires aparece entre os principais pontos estratégicos da investigação, que teve início em março de 2023. Durante a manhã, a movimentação de viaturas da Polícia Civil foi registrada no município, com cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão.
Ao todo, estão sendo cumpridos:
- 16 mandados de prisão
- 33 mandados de busca e apreensão domiciliar
- Ordens judiciais de sequestro de bens e bloqueio de ativos financeiros
As ordens foram expedidas pela 12ª Vara Criminal da Capital. Os alvos estão sendo conduzidos ao DEPATRI, no Recife, onde serão realizados os procedimentos legais.
Ambientes operacionais
Além de Buenos Aires, a operação também ocorre nas cidades de Recife, Paulista, Camaragibe, Abreu e Lima, Limoeiro, Bom Jardim, Surubim, Araçoiaba e Condado. Fora de Pernambuco, as diligências estão sendo cumpridas nas cidades de Itaituba e Novo Progresso, no estado do Pará.
A operação mobilizou 180 policiais civis — entre delegados, agentes e escrivães — e conta com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DINTEL), do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD), do Grupamento Tático Aéreo (GTAS/SDS) e da Polícia Civil do Pará.
Deixe um comentário