Grupo cultural levou tradição e encanto da Zona da Mata à maior feira de artesanato da América Latina
O tradicional Cavalo Marinho Batista, do município de Aliança, Zona da Mata Norte de Pernambuco, marcou presença na 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), realizada no Centro de Convenções de Pernambuco. Reconhecido como Patrimônio Vivo do Estado, o grupo é uma das mais importantes expressões da cultura popular pernambucana.
A apresentação ocorreu diante de uma plateia diversa, reunindo turistas, artesãos e apreciadores da arte popular, que se encantaram com as coreografias, toadas e personagens típicos do cavalo-marinho — manifestação que mistura teatro, música e dança, fortemente ligada ao ciclo natalino.
Comandado por mestres e brincantes comprometidos com a preservação da tradição, o grupo de Aliança mantém viva uma herança cultural centenária, passada de geração em geração. Sua participação na Fenearte reforça a importância do reconhecimento e valorização dos patrimônios imateriais de Pernambuco.
A 25ª Fenearte homenageia, este ano, a própria cultura popular nordestina, reunindo milhares de expositores, artistas e mestres da arte e do saber, promovendo o intercâmbio entre tradição e inovação.
Foto: (Felipe Eugênio/Fenearte)
Deixe um comentário