Dois dos principais cartões-postais de Pernambuco, Fernando de Noronha e Porto de Galinhas, foram os grandes destaques de uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo (MTur) sobre os destinos turísticos mais desejados do Brasil.
O levantamento nacional perguntou aos participantes o grau de interesse em visitar os principais destinos brasileiros, com o objetivo de mapear as preferências de viagem no país.
No ranking, Fernando de Noronha conquistou a primeira colocação, seguido por Porto de Galinhas em segundo lugar. Entre os dez primeiros também aparecem os Lençóis Maranhenses (MA), Salvador (BA), Gramado (RS), Foz do Iguaçu (PR), Maragogi (AL), Rio de Janeiro (RJ), Jericoacoara (CE) e Bonito (MS).
A pesquisa ouviu 2.503 pessoas de todas as idades e regiões do país, nas 27 unidades federativas, e apontou que o turismo de sol e praia segue em primeiro lugar nas preferências, com 62% da escolha dos entrevistados. Em seguida vêm o turismo religioso/espiritual (18%), cultural/histórico (14%), esportivo (13%) e de aventura (13%), com atividades como trilhas, canoagem e rapel.
A governadora Raquel Lyra comemorou o resultado e destacou os esforços do governo estadual para fortalecer o setor.
“Estamos trabalhando para assegurar que todos os turistas e pernambucanos possam desfrutar do nosso estado. Garantimos ampliação da malha aérea, requalificação das nossas estradas, restauração de patrimônios, além de ações turísticas para mostrar Pernambuco ao mundo”, afirmou.

Dados da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) também confirmam o bom momento: Porto de Galinhas registrou aumento de 30,6% no fluxo turístico no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2023. Já Fernando de Noronha teve crescimento de 28,3%.
O secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, reforçou a importância do reconhecimento:
“Noronha e Porto de Galinhas não são apenas belezas naturais, mas também lugares acolhedores, com hospitalidade e riqueza cultural do nosso povo. Esse reconhecimento nos motiva a continuar nos dedicando para que cada visitante leve Pernambuco no coração”, declarou.










Deixe um comentário