A Prefeitura da Ilha de Itamaracá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, informou que acionou o Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio) para analisar a morte de uma baleia Jubarte (fêmea, juvenil), encontrada encalhada nesta segunda-feira (4) em uma das praias do município.
De acordo com o laudo preliminar, a baleia media 9,10 metros e pesava cerca de 9 toneladas. Não foram encontrados indícios de colisão com embarcações ou ingestão de resíduos sólidos. A principal hipótese levantada pelos especialistas é que o animal teria se separado da mãe durante o período de migração, o que pode ocasionar o óbito em casos de filhotes.
A morte do animal reforça o alerta para o cuidado com a fauna marinha, especialmente durante esta época do ano, em que a espécie Jubarte costuma migrar para as águas mais quentes do litoral nordestino para fins de reprodução e alimentação.
Durante o atendimento ao caso, uma ação de educação ambiental foi realizada com moradores e turistas, em parceria com o ICMBio, com foco na conservação da vida marinha e no combate à poluição dos oceanos.
A Secretaria de Infraestrutura também foi mobilizada e deu suporte à operação de remoção do animal, realizada de forma técnica e segura.
Deixe um comentário