Um golfinho foi encontrado morto, no domingo (17), com uma grande marca de perfuração no corpo, na praia de Catuama, em Goiana, litoral norte de Pernambuco.
O animal, um golfinho-clymene, tinha um furo circular no corpo que, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foram responsáveis por sua morte.
De acordo com os relatos da comunidade local, o animal encalhou ainda vivo.
As pessoas que acompanharam o golfinho em seus últimos momentos de vida também relataram que a lesão sangrava de forma intensa, e o animal se debatia até vir a óbito.
O Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) do ICMBio, após ser informado da morte do golfinho, orientou a comunidade a cobrir o animal com areia e aguardar a chegada da equipe que realizou o recolhimento do corpo.
Na necropsia, foi confirmada a presença da perfuração mencionada, compatível com hemorragia significativa. Somando as observações da comunidade com os achados macroscópicos iniciais, é possível que a lesão tenha sido determinante para o encalhe e o óbito do animal.
A causa exata da perfuração ainda não pôde ser estabelecida. Segundo o ICMBio, amostras foram coletadas durante a necropsia e exames complementares mais detalhados serão conduzidos, a fim de obter um diagnóstico mais preciso sobre a causa da morte.
A carcaça do animal teve a destinação e descarte adequados.
Deixe um comentário