O caso de Edvan José Silva dos Santos, de 23 anos, mobilizou moradores de várias cidades da Zona da Mata de Pernambuco nos últimos dias. Edvan, que possui transtornos mentais e vive em uma residência inclusiva no bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, havia desaparecido no dia 21 de agosto de 2025.
Durante esse período, ele foi visto em diferentes localidades e chegou a ser levado por uma assistente social a hospitais da região, na tentativa de garantir acolhimento e proteção. Apesar das buscas, a família e a instituição responsável ainda não haviam conseguido localizá-lo.
A virada aconteceu após a ampla circulação da foto de Edvan em redes sociais e blogs da região. Uma funcionária de uma casa de acolhimento entrou em contato ao reconhecer o jovem como residente da instituição em que trabalha. Poucas horas depois, confirmou-se que equipes já estavam em Buenos Aires-PE, providenciando a condução de Edvan de volta ao local onde recebe cuidados especializados.
De acordo com informações, ele chegou a ser atendido pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social de Buenos Aires e levado para a Unidade Mista Maria Tereza Brennand, enquanto aguardava identificação.
A mobilização popular foi essencial para a resolução do caso. O compartilhamento de fotos e informações possibilitou que ele fosse identificado e que sua situação fosse resolvida de forma segura e humanizada.
Deixe um comentário