O bispo diocesano de Nazaré, Dom Francisco Dantas de Lucena, deixou uma mensagem especial aos fiéis após a celebração da última quarta-feira (Quarta-feira de Cinzas), celebrada na Catedral de Nazaré, marcando o início do período quaresmal.
Durante a homilia, o pastor da Diocese de Nazaré destacou o chamado à conversão e à vivência concreta da fé:
“Meus irmãos e irmãs, iniciamos a Quaresma com a celebração da Santa Eucaristia e o rito de imposição das cinzas. ‘Convertei-vos e crede no Evangelho’. Já estamos caminhando com Jesus nesta Quaresma, em busca da Páscoa.”
Dom Francisco também ressaltou o tema da Campanha da Fraternidade 2026 — “Fraternidade e Moradia – que todos estejam” — reforçando o compromisso com a solidariedade e o cuidado com os mais necessitados.
Segundo ele, junto com o lançamento da campanha, foi oficialmente aberto o Ano Diocesano da Caridade, que será vivido da Quarta-feira de Cinzas até o Domingo da Sagrada Família, em dezembro de 2026.
“O Papa Leão nos motiva para o acolhimento aos pobres, aos que sofrem. E é com esta atitude, com este chamado, que nós — todos batizados — possamos viver a caridade. Onde Deus está, nós possamos manifestar e viver o amor d’Ele e o amor entre os irmãos e irmãs”, afirmou.
Tempo de conversão
O bispo recordou ainda o significado espiritual da Quaresma:
- Tempo de preparação para a Páscoa;
- Tempo de penitência;
- Tempo de rezar;
- Tempo de celebrar a Santa Eucaristia;
- Tempo de celebrar a Via-Sacra.
“Caminhemos com Jesus. Quaresma: 40 dias de preparação para a Santa Páscoa”, concluiu.
A mensagem reforça o convite à reflexão, à prática da caridade e à vivência da fé durante os 40 dias que antecedem a celebração da Páscoa.









Deixe um comentário