A Polícia Civil da Paraíba, por meio da 11ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (DSPC), desarticulou neste domingo (21) um grupo criminoso suspeito de tentar fraudar o concurso público da Prefeitura de Santa Cecília, no Agreste paraibano. Até o momento, nove candidatos foram presos em flagrante.
Durante a aplicação das provas, os envolvidos foram flagrados utilizando pontos eletrônicos para obter respostas ilícitas das questões. A operação teve início após denúncia anônima feita ao Disque-Denúncia 197, que mobilizou rapidamente as equipes policiais, resultando nas prisões em pleno andamento do certame.
De acordo com o delegado Elias Rodrigues, a ação foi conduzida de forma ágil e eficaz, impedindo que a fraude comprometesse a igualdade entre os candidatos.
“A atuação da Polícia Civil foi essencial para preservar a lisura do concurso e garantir a imparcialidade do processo seletivo”, afirmou o delegado.
Além das prisões, foram apreendidos sete aparelhos celulares e um equipamento de ponto eletrônico. Os suspeitos foram encaminhados à autoridade policial e colocados à disposição da Justiça.
Segundo a delegada Amanda, sete dos nove presos pagaram fiança e dois tiveram liberdade provisória concedida pela Justiça após passarem pela audiência de custódia. Ela destacou ainda que um inquérito policial foi instaurado e segue em andamento.
“A investigação continua”, reforçou a delegada.
De acordo com o documento, alguns concorrentes foram eliminados por utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros em qualquer etapa do certame.
Cidades de origem dos candidatos eliminados por fraude
Os eliminados são oriundos das seguintes cidades:
- Olinda (PE)
- Buenos Aires (PE)
- Gravatá (PE)
- Paulista (PE)
- Floresta (PE)
- Caruaru (PE)
- Itatuba (PB)
A Prefeitura reforçou que as eliminações seguem as regras estabelecidas no edital nº 01/2025, que prevê a exclusão imediata do candidato flagrado em condutas irregulares.
A banca organizadora EDUCA publicou em sua página a listagem dos candidatos possivelmente envolvidos na fraude. A relação completa pode ser conferida abaixo:













Deixe um comentário