A governadora Raquel Lyra (PSD) aparece em crescimento nas intenções de voto para o Governo de Pernambuco nas eleições de 2026, segundo levantamento do Instituto Conecta, realizado entre os dias 22 e 25 de agosto. Os números mostram uma redução na diferença em relação ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), que segue liderando.
No comparativo com a pesquisa anterior, divulgada em abril, Raquel saiu de 21% para 31% no primeiro cenário estimulado. João Campos, por sua vez, caiu de 57% para 52%. O vereador do Recife, Eduardo Moura (Novo), aparece com 4%. Em abril, o nome testado havia sido o do ex-ministro do Turismo, Gilson Machado (PL), que registrou 3%.
📊 Disputa pelo Governo de Pernambuco
- João Campos (PSB): 52% (era 57% em abril)
- Raquel Lyra (PSD): 31% (era 21% em abril)
- Eduardo Moura (Novo): 4% (Gilson Machado fez 3%)
- Brancos e nulos: 8% (eram 12%)
- Não sabe/ não respondeu: 5% (eram 7%)
No cenário de confronto direto contra João Campos, Raquel também mostra avanço: ela passa de 31% para 34%, enquanto João aparece com 53%. Neste recorte, 9% disseram votar em branco ou nulo e 4% não souberam responder.
Disputa pelo Senado
O levantamento também avaliou cenários para o Senado em 2026. Caso receba apoio da governadora, o senador Humberto Costa (PT) lidera com 17% das intenções de voto. Ele aparece à frente de nomes aliados do Palácio do Campo das Princesas, como Anderson Ferreira (PL) e Armando Monteiro (Podemos), ambos com 12%.
Na sequência, Eduardo da Fonte (PP) registra 8% e Fernando Dueire (MDB), que concorre à reeleição, soma apenas 1%. Neste cenário, 38% dos entrevistados disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos nomes apresentados, enquanto 12% não souberam responder.
📊 Cenário para o Senado (com apoio de Raquel Lyra)
- Humberto Costa (PT): 17%
- Anderson Ferreira (PL): 12%
- Armando Monteiro (Podemos): 12%
- Eduardo da Fonte (PP): 8%
- Fernando Dueire (MDB): 1%
- Nenhum/branco/nulo: 38%
- Não sabe/não respondeu: 12%
Cenário Nacional
No recorte presidencial, o ex-presidente Lula (PT) lidera com ampla vantagem em Pernambuco em todos os cenários testados:
- Contra Jair Bolsonaro (PL): Lula 57% x Bolsonaro 24%
- Contra Tarcísio de Freitas (Republicanos): Lula 58% x Tarcísio 16%
- Contra Michelle Bolsonaro (PL): Lula 57% x Michelle 20%
Metodologia
A pesquisa foi realizada presencialmente em Pernambuco, com 1.200 entrevistas, entre os dias 22 e 25 de agosto. O grau de confiança é de 95%, e a margem de erro máxima é de 2,83 pontos percentuais.
Deixe um comentário