Coluna Política – Por Bruno Oliveira
A política da Mata Norte de Pernambuco vem ganhando temperatura nos últimos meses, e os bastidores estão em ebulição com a proximidade do pleito de 2026. Figuras tradicionais da região, como os ex-prefeitos de Carpina, Manuel Botafogo e Joaquim Lapa (PSB), já se movimentam publicamente e nos bastidores.
No último dia 9 de julho, Joaquim Lapa participou do programa Pernambuco em Pauta, exibido na TV Independência, onde foi questionado sobre uma possível composição de chapa com o também ex-prefeito Botafogo. Joaquim deixou em aberto a possibilidade de ambos disputarem uma eleição proporcional em 2026 – com Botafogo concorrendo a deputado estadual e ele próprio, Joaquim, a deputado federal. Ao ser perguntado diretamente, respondeu:
“Na política tudo é possível.”
Na quinta-feira, 24 de julho, dois movimentos importantes reforçaram os rumores de pré-candidaturas. Primeiro, Botafogo aparece em um vídeo falando o interesse nas eleições de 2026. No entanto, não especificou o cargo que pretende disputar. No vídeo, direciona sua fala especialmente à população de Paudalho, o que ampliou as especulações sobre sua base eleitoral.
Ainda na mesma data (24), Joaquim Lapa esteve reunido com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), numa agenda de peso que também contou com a presença do vereador Heitor Lapa e do advogado Joaquim Lapa Neto. A conversa girou em torno de temas da política local, regional, estadual e até internacional. Fontes próximas ao grupo confirmaram que a possibilidade de uma candidatura de Joaquim Lapa em 2026 também foi pauta da reunião.
Nos bastidores, a avaliação é que as movimentações sinalizam uma tentativa de construção conjunta entre Botafogo e Joaquim, podendo culminar numa chapa proporcional com o apoio do PSB e da estrutura política do partido na capital.
A pré-campanha mal começou, mas a Mata Norte já vive um clima eleitoral. A sinalização de que dois dos principais nomes da história política de Carpina podem voltar à disputa reforça que o xadrez de 2026 começa a ser montado com estratégia e alianças de olho em votações expressivas na região.
Deixe um comentário