segunda-feira , 22 junho 2026
Lar Camutanga Ex-prefeito de Glória do Goitá é condenado por superfaturar compra da merenda escolar
CamutangaMata NortePolítica

Ex-prefeito de Glória do Goitá é condenado por superfaturar compra da merenda escolar

O Gabinete da Central de Agilização Processual, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), condenou o ex-prefeito de Glória do Goitá, na Mata Norte, Zenilto Miranda Vieira, conhecido como Dr. Miranda, por improbidade administrativa em razão de superfaturamento na aquisição de gêneros alimentícios.

Segundo a ação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), as compras, realizadas em 2014 pela Secretaria Municipal de Educação para a merenda escolar, geraram prejuízo de R$ 73.063,03 aos cofres públicos. O órgão apontou que houve frustração da competitividade e da economia em processos licitatórios “viciados”, beneficiando a empresa G.C. de Carvalho, vencedora de todos os lotes.

As investigações tiveram início após auditoria do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), que apontou que os alimentos foram subdivididos em lotes de maneira prejudicial à competitividade. “Essa metodologia comprometeu a seleção da proposta mais vantajosa para a Administração Pública”, destacou a juíza Maria do Rosário Arruda de Oliveira, responsável pela sentença.

Defesa

A defesa do ex-prefeito alegou ausência de dolo, argumentando que as condutas não configurariam improbidade à luz das alterações da Lei de Improbidade Administrativa, que passou a exigir o elemento subjetivo do dolo. Também sustentou que o suposto dano ao erário seria insignificante frente ao valor total das contratações, defendendo tratar-se apenas de irregularidades formais.

Sanções

Na decisão, a magistrada ressaltou que os depoimentos de auditoras do TCE-PE comprovaram a intencionalidade ou, no mínimo, a indiferença do ex-prefeito em relação à legalidade e ao erário. “A conduta do Réu, ao autorizar e homologar esses processos licitatórios eivado de vícios e ao permitir o pagamento de despesas com superfaturamento, demonstra claramente a vontade livre e consciente de agir em detrimento do patrimônio público”, registrou.

Além do caso envolvendo a aquisição de alimentos, Zenilto também foi responsabilizado por direcionamento em contratações de serviços contábeis.

O ex-prefeito foi condenado a:

  • ressarcir integralmente o dano causado ao erário (R$ 73.063,03);
  • pagar multa de duas vezes o valor do dano (R$ 146.126,06);
  • perder eventual função pública;
  • ter os direitos políticos suspensos por seis anos;
  • ficar proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios por três anos.

A reportagem tentou contato com o advogado citado nos autos como representante de Zenilto Miranda, mas ele informou que não responde mais pela defesa do ex-prefeito. Até o momento, não foi localizada a atual defesa do ex-gestor.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais do Buenos Notícias:

MPPE aciona Justiça para suspender eleição antecipada da Mesa Diretora da Câmara de Aliança

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça...

Buenos Aires fará São João “pé no chão”, diz prefeito ao citar limitações orçamentárias

Em entrevista ao Blog Alberes Xavier, o prefeito de Buenos Aires, Henrique...

Buenosairense recebe reconhecimento nacional da Natura por projeto de proteção animal

A buenosairense Cecília, de 41 anos, está vivendo um momento especial em...

Operação encontra vítimas de tráfico humano em Pernambuco, Paraíba e RN

Uma operação que investiga tráfico de pessoas e exploração sexual interestadual resgatou...