Lar Brasil e Poder Lula autoriza avanço de proposta que acaba com obrigatoriedade de autoescola para tirar CNH
Brasil e Poder

Lula autoriza avanço de proposta que acaba com obrigatoriedade de autoescola para tirar CNH

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou o Ministério dos Transportes a avançar com a proposta que prevê o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Com o aval presidencial, a pasta lançará nesta quinta-feira (2) uma consulta pública para receber sugestões da sociedade. As contribuições poderão ser feitas diretamente no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

A medida é defendida pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), que argumenta que a mudança pode reduzir de forma significativa os custos para quem deseja obter a CNH. Segundo estimativas do órgão, sem a exigência das autoescolas, o valor da habilitação para as categorias A (motocicletas) e B (carros de passeio) poderá ficar até 80% mais barato.

De acordo com a proposta, o conteúdo teórico continuará sendo obrigatório, mas poderá ser oferecido de diferentes formas: presencialmente nos centros de formação de condutores, por ensino a distância em empresas credenciadas ou ainda em formato digital, disponibilizado pela própria Senatran.

O tema promete gerar debates entre motoristas, instrutores e especialistas em segurança no trânsito, já que, embora reduza custos, também levanta questionamentos sobre a formação prática dos futuros condutores.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais do Buenos Notícias:

Presidente do TJPE assume Governo do Estado nesta sexta-feira (24/10)

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes...

Doação de roupas acontece neste fim de semana em Buenos Aires-PE

A ONG Cristo Redentor promove neste sábado (04) e domingo (05) a...

Paulo Câmara permanece à frente do Banco do Nordeste

As recentes especulações sobre a possível saída de Paulo Câmara da presidência...