Lar Alepe FGTS é liberado para moradores de Aliança, Buenos Aires, Itambé, Nazaré da Mata, Timbaúba e Vicência após chuvas em Pernambuco
AlepeCiência e SaúdeInfraestruturaMata NortePernambuco

FGTS é liberado para moradores de Aliança, Buenos Aires, Itambé, Nazaré da Mata, Timbaúba e Vicência após chuvas em Pernambuco

O Governo de Pernambuco segue atuando em parceria com o Governo Federal e a Caixa Econômica Federal para garantir apoio às famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata na última semana.

A partir de articulação iniciada desde os primeiros dias da crise, a Caixa Econômica Federal liberou o Saque Calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para moradores de 11 municípios que tiveram situação de emergência reconhecida pelo Decreto Estadual nº 60.542, de 2 de maio de 2026, homologado pela União.

A vice-governadora Priscila Krause representou a governadora Raquel Lyra em reunião realizada nesta quarta-feira (6), no Palácio do Campo das Princesas, com o superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal em Pernambuco, Marcelo Maia, para tratar da liberação dos recursos.

“Desde o primeiro momento das chuvas aqui em Pernambuco, o Governo do Estado deu uma resposta imediata com o objetivo de resgatar as pessoas atingidas. E praticamente ao mesmo tempo, começou a trabalhar em parceria com os municípios e com o governo federal para garantir que as cidades voltassem à normalidade. Agora fizemos uma articulação com a Caixa Econômica Federal que possibilitou o acesso das pessoas ao saldo do FGTS”, destacou a vice-governadora.

Os municípios contemplados nesta primeira etapa são: Aliança, Buenos Aires, Glória do Goitá, Ilha de Itamaracá, Itambé, Nazaré da Mata, Passira, Pombos, São Vicente Férrer, Timbaúba e Vicência.

Desde esta quarta-feira (6), os moradores dessas cidades já podem solicitar o saque do FGTS de forma online, por meio do aplicativo do FGTS da Caixa Econômica Federal.

Segundo Marcelo Maia, a liberação foi possível graças ao reconhecimento federal da situação de emergência dos municípios pernambucanos. Ele explicou ainda que os demais municípios incluídos no decreto estadual passarão pelo processo de credenciamento e mapeamento das áreas atingidas, realizado pelas Defesas Civis, para que também possam receber o benefício em breve.

Para ter direito ao saque, o trabalhador precisa possuir saldo disponível na conta do FGTS e não ter realizado saque por calamidade nos últimos 12 meses. O valor máximo permitido é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo existente. O prazo para solicitação segue até o dia 3 de agosto de 2026.

Foto: Américo Nunes/Vice-Governadoria.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais do Buenos Notícias:

MPPE aciona Justiça para suspender eleição antecipada da Mesa Diretora da Câmara de Aliança

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça...

Buenos Aires fará São João “pé no chão”, diz prefeito ao citar limitações orçamentárias

Em entrevista ao Blog Alberes Xavier, o prefeito de Buenos Aires, Henrique...

Buenosairense recebe reconhecimento nacional da Natura por projeto de proteção animal

A buenosairense Cecília, de 41 anos, está vivendo um momento especial em...

Operação encontra vítimas de tráfico humano em Pernambuco, Paraíba e RN

Uma operação que investiga tráfico de pessoas e exploração sexual interestadual resgatou...